domingo, 31 de julho de 2011

Perfil dos alunos, Metodologias de Ensino e rendimento escolar...PENSAR/SUGESTÃO

Da turma do fundão aos tímidos: pesquisa mostra tipos de alunos
Fonte: site terra / Educação Notícia

Segundo especialistas, é importante que o professor "entenda" o perfil dos seus alunos para aumentar o rendimento da turma
A patricinha, o roqueiro, o sonolento, a estudiosa. Os tipos de alunos encontrados em uma escola já foram retratados com humor em filmes adolescentes e em videoclipes musicais, mas agora pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) traçaram um perfil psicológico de 51 mil pessoas que deve servir para que os professores "entendam seus alunos".
Fazendo uso de um questionário online (www.temperamento.com.br), os estudiosos analisaram o perfil de pessoas com idades entre 11 e 32 anos. Médico psiquiatra e professor titular da Faculdade de Biociências da PUCRS, Diogo Lara aplicou os resultados obtidos em uma sala de aula e concluiu que, dentro de um ambiente de ensino, existem quatro perfis de estudantes: estáveis, internalizados ou inibidos, instáveis e externalizados.
De acordo com ele, esses perfis são baseados em características pessoais e sentimentos que se manifestam no indivíduo durante uma aula, seja da escola ou da faculdade. "Os tipos são determinantes para o sucesso ou fracasso do ensino. O desafio do professor é se adequar aos seus estudantes para aumentar o rendimento da turma", diz.
O perfil predominante em uma escola são os estáveis, que compreendem 30% da população escolar. "Eles são perfeccionistas, bem dispostos e têm perfil de liderança. É o grupo mais fácil de trabalhar, pois se adaptam a diferentes tipos de atividades com facilidade", explica Lara. Contudo, o mesmo não acontece com os internalizados ou inibidos, que representam de 20% a 25% dos estudantes e possuem características como timidez e depressão. Eles lidam bem com aulas expositivas, mas não gostam de trabalho em grupo. Além disso, participam pouco da aula.
Os conhecidos como "galera do fundão", também foram identificados na pesquisa, em que receberam a denominação de instáveis e representam de 20% a 25% dos alunos em uma sala de aula. Possuindo comportamentos como alternância de humor e agitação, esse grupo tende a não lidar bem com regras e ensinamentos monótonos. Segundo o psiquiatra, os professores devem ser pacientes com este grupo e saber conversar. Aulas interativas são bem recebidas por eles.
Por fim, existem ainda os externalizados, que também se sentam no fundo da sala e representam de 20% a 25% dos estudantes. Conforme o estudo, eles são desinibidos e não gostam de aulas formais, preferindo atividades dinâmicas e esportivas, nas quais possam descarregar energia. Lara explica que a diferença deste grupo para os instáveis está na forma como lidam com conflitos. "Os instáveis se magoam, e os externalizados passam para a briga", define. Ou seja, os grupos externalizados e instáveis, que juntos representam 40% dos estudantes, não aprendem com o tipo de aula mais usada nas escolas: as expositivas.
O pesquisador explica que o estudo comprova que o sucesso em sala de aula depende da capacidade do professor de saber ler seus alunos e variar os tipos de exercícios para atingir todos os grupos. "Em uma sala de aula, sempre vai existir os quatro perfis. Mas se houver predomínio de algum tipo, o professor deve se adaptar para dar aulas em um estilo que se encaixe mais com a maioria. Por exemplo: dar aulas mais dinâmicas e interativas em uma turma com mais instáveis e externalizados", recomenda.
Observação e intuição do professor ajudam a identificar perfis
Para os professores que desejam reconhecer os perfis dos seus alunos, Lara sugere analisar o local onde os estudantes costumam sentar. Os estáveis, por exemplo, preferem as mesas no centro ou na frente da sala. Os Inibidos, geralmente, escolhem as cadeiras da frente, e os externalizados e instáveis se reúnem nas classes do fundo. "Normalmente, os educadores conseguem perceber isso por intuição e observação. A questão é saber se eles estão trabalhando com essa diversidade", diz.
Ou seja, segundo sugere o psiquiatra, não é preciso usar metodologia científica para identificar os diferentes tipos de alunos em uma aula. Com sensibilidade, alguns professores fazem suas próprias definições de perfis e trabalham a partir disso.
O professor universitário Arievaldo Alves de Lima, da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, tem o costume de observar muito seus alunos nos primeiros dias de aulas e realizar atividades interativas seguidas de alguns questionários. O objetivo do educador de Ciências Contábeis é traçar o perfil de seus estudantes para saber qual o tipo de aula será mais eficaz para cada um deles. "Cada um tem o seu modelo próprio de ação e recepção do aprendizado, e o professor precisa compreender isso", afirma.
Lima conta que passou a ter essa sensibilidade somente depois que se formou em Pedagogia. Devido a anos de experiência e observação, o professor também traçou quatro perfis de alunos. O primeiro grupo é o que Lima chama de diplomatas: "Esse aluno prefere trabalhar com pessoas a lidar com informação escrita; prefere estudar em grupo e gosta de atenção especial do professor". Também existem os burocratas, que gostam de trabalhar sozinhos com leituras, textos e exercícios. "Esse grupo tende a rejeitar atividades subjetivas, pois eles dão valor à informação documentada que faz com que tenham controle de seu estudo. Além disso, eles costumam pensar muito antes de falar, o que resulta em uma baixa participação em sala de aula", afirma Lima.
Outro perfil de estudante observado pelo professor são os práticos, que preferem que a aula vá direito ao ponto, sem ações paralelas. "Eles gostam de realizar exercícios e preferem trabalhar sozinhos. Minha dica para trabalhar com eles é abusar de listas como, cinco regras para acentuar bem, três axiomas de probabilidade, etc.". Contudo, este tipo de exercício não irá funcionar para os radicais, que respondem a aulas cheias de novidades e interatividades. "Eles basicamente são a turma do fundão e se interessam por aulas em power point, com vídeos e cheias de histórias ilustrativas e curiosas", ensina.
A professora de inglês e espanhol da Escola de Idiomas CCAA, de Diadema (SP), Zailda Coirano, define seus alunos pela motivação de cada um deles para estar ali. Ela afirma perceber que alguns alunos são motivados pela vontade de serem os melhores da turma e ser reconhecidos por isso, outros, somente pelo desejo de fazer amigos e serem aceitos pelo grupo. Um último grupo é o que ela chama de individualistas, são preocupados com o conteúdo em si e com sua própria compreensão e aprendizagem.
"Quando um aluno está com dificuldades, por exemplo, eu vou incentivá-lo de acordo com sua motivação. Se ele for individualista, vou dizer que ele deve melhorar para não rodar, por exemplo. Já se ele for preocupado com o grupo, vou usar o argumento de que ele precisa estudar para acompanhar os colegas", ensina, destacando que percebeu um maior rendimento dos alunos quando passou a trabalhar dessa forma.

domingo, 24 de julho de 2011

Conversando sobre a construção do NOSSO BLOG

Gente,
acho que não posso restringir este Blog só para a minha Escola, mas oportunizar a todos e todas, de forma democrática, pensares diversos sobre a educação e, aí, envolve a cultura em geral, né. Enfim, provocar "prosas" , discussões, conversas, reflexões e  atitudes sobre as temáticas que provavelmente surgirão de forma livre e saudável. Acredito que esta é  uma forma agradável de trocar conhecimentos. principalmente, aprender a tomar decisões e, enfim, aprender a avaliar resultados e opinar sobre os temas que serão livremente abordados.
Estou aprendendo ainda a lidar com blogs.(srsrss). A proposta é esta: o blog tem a finalidade de provocar discussões, conversas, reflexões saudáveis e é pra todo mundo, desde que a participação esteja nos limites da ética e respeito às diversidades de pensamentos.
Infelizmente, ainda não sei como esse processo de comunicação através de blogs funciona. Estou aprendendo. O blog é gratuito. Teve início no Curso de Especialização  em Gestão Pedagógica que fiz em 2008/09(SENAC/SEMEC). Era uma atividade (criar um blog) proposta pela professora de Tecnologias Aplicadas à Educação.
O que você acha? A idéia pode vingar? Sugestões são imprescindíveis!
.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Escola Ecológica em Rede - SEMEC


Uma parceria que está dando certo!


Tem Greve, Tem concurso... Leia e decida!

Ensinar e Aprender é Dever e é  Direito. Intransferíveis! Defender a dignidade de exercer a profissão que escolheu pra si também é Dever e Direito, legítimos. Professores/Educadores são exemplos. Exemplos de quê e de quem? Formam e Informam, Educam com os conhecimentos e os exemplos de dignindade, perseverança,  sabedoria, esperança que são capazes de oferecer aos seus alunos. Professores/Educadores são referenciais de conduta e ética. 
Quem respeita quem é aviltrado nos seus Direitos e Deveres submissamente?

domingo, 10 de julho de 2011

PENSAR RESULTADOS E DESCOBRIR CAMINHOS PARA CONTINUAR


Mediante os resultados presentes sobre as nossas mesas DESCOBRIR CAMINHOS, COMO PERCORRÊ-LOS ...PENSAR O PROCESSO (CAMINHO) É FUNDAMENTAL PARA A DEFINIÇAO DE CONTINUIDADE, PROSSEGUIMENTOS... 

O RESULTADO É IMPORTANTE, MAS NÃO DEVE SER O FOCO PRINCIPAL DE TODO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
VAMOS PENSAR JUNTOS?

sábado, 9 de julho de 2011

Acreditar e Realizar em Educação

Enfim...A Festança foi boa e Agora...



Agora, avaliar, intervir ... final de semestre. A Escola em 8º lugar no SAEM...é PRECISO CONTINUAR. Resultados dos Conselhos de Classe sobre a mesa...hora de AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO ...Planejar o 2º semestre serenamente, convictamente e entusiaticamente.

Recesso está chegando...precisamos dele e como!!! Os discentes também; eles, também, precisam de recesso e de aconchego familiar.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Parceria ZOONOSES e Escola

Nos dias 4 e 5 de julho a equipe de Profissionais/Educação da ZOONOSES esteve na Escola. Ministraram palestras sobre DENGUE e PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE para as Turmas I e II do CIEM e para as turmas de 6º, 7º, 8º ano. Além, realizaram com as turmas do  CIEM oficinas de flores, balões e brinquedos usando pets de refrigerantes.
A  ESCOLA agradece a contribuição. Valeu, gente!!!

Que notícia boaaa!!!



PARABÉNNNNNSSSSSSSSSSSSSSS À DIREÇÃO, PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA M. PROFESSOR JOSÉ MACCIOTTI PELO RESULTADO DA AVALIAÇÃO DO SAEM/11!


UM SONHO QUE SE SONHA SÓ É APENAS UM SONHO! UM SONHO QUE SE SONHA JUNTO É UMMMMMMMMMMMMMMA  REALIDADEEEEEEEEEEEE!!!!

VAMOS EM FRENTE!!!
 TODOS JUNTOS PODEMOS FAZER DIFERENÇA!

sábado, 2 de julho de 2011

Dias 01 e 02 de julho - Comemorou-se -10 anos do Cine Cultura - Uberaba -



Cultura e conhecimento alimentam o espírito
Cinema registro das tramas da existência humana no Planeta Terra.
Parabéns à Equipe Idealizadora e Articuladora do Projeto
VALEU!

Os 100 melhores filmes americanos segundo a AFIAmerican Film Institute listou em 2000 os 100 melhores filmes americanos de todos os tempos.
1. Cidadão Kane, (1941) Orson Welles
2. Casablanca, (1942) Michael Curtiz
3. O Poderoso Chefão, (1972) Francis Ford Coppola
4. E o Vento Levou, (1939) Victor Fleming
5. Lawrence da Arabia, (1962) David Lean
6. O Magico de Oz, (1939) Victor Fleming
7. A Primeira noite de um Homem, (1967) Mike Nichols
8. Sindicato de Ladrões, (1954) Elia Kazan
9. A Lista de Schindler, (1993) Steven Spielberg
10. Cantando na Chuva, (1952) Stanley Donen, Gene Kelly
11. A Felicidade não se compra, (1946) Frank Capra
12. Crepúsculo dos Deuses 1950) Billy Wilder
13. A Ponte do rio Kwai, (1957) David Lean
14. Quanto mais quente melhor, (1959) Billy Wilder
15. Star Wars, (1977) George Lucas
16. A Malvada, (1950) Joseph L. Mankiewicz
17. Uma Aventura na Africa, (1951) John Huston
18. Psicose, (1960) Alfred Hitchcock
19. Chinatown, (1974) Roman Polanski
20. Um estranho no ninho, (1975) Milos Forman
21. Vinhas da Ira, (1940) John Ford
22. 2001: Uma Odisséia no Espaço, (1968) Stanley Kubrick
23. Reliquea Macabra, (1941) John Huston
24. Touro Indomavel, (1980) Martin Scorsese
25. E.T. The Extra-Terrestrial, (1982) Steven Spielberg
26. Dr. Fantastico, (1964) Stanley Kubrick
27. Bonnie & Clyde,uma rajada de balas (1967) Arthur Penn
28. Apocalypse Now, (1979) Francis Ford Coppola
29. A mulher faz o Homem, (1939) Frank Capra
30. O Tesouro de Sierra Madre, (1948) John Huston
31. Annie Hall - Noivo neurótico noiva nervosa, (1977) Woody Allen
32. O Poderoso Chefão, Parte II, (1974) Francis Ford Coppola
33. Matar ou morrer, (1952) . Fred Zinnemann
34. O sol é para todos, (1962) Robert Mulligan
35. Aconteceu naquela noite, (1934) Frank Capra
36. Midnight Cowboy - Perdidos na noite, (1969) John Schlesinger
37. Os melhores anos de nossas vidas, (1946) William Wyler
38. Pacto de Sangue, (1944) Billy Wilder
39. Doctor Zhivago, (1965) David Lean
40. Intriga Internacional, (1959) Alfred Hitccock
41. Amor,sublime amor, (1961) Robert Wise, Jerome Robbins
42. Janela Indiscreta, (1954) Alfred Hitchcock
43. King Kong, (1933) Merian C. Cooper
44. O nascimento de uma nação, (1915) D. W. Griffith
45. Um bonde chamado desejo, (1951) Elia Kazan
46. Laranja mecanica, (1971) Stanley Kubrick
47. Taxi Driver, (1976) Martin Scorsese
48. Tubarão, (1975) Steven Spielberg
49. Branca de Neve e os sete anões, (1937) David Hand, et al.
50. Butch Cassidy e Sundance Kid, (1969) George Roy Hill
51. Núpicias de escândalo, (1940) George Cukor
52. A um passo da eternidade, (1953) Fred Zinnemann
53. Amadeus, (1984) Milos Forman
54. Adeus à inocência, (1930) Lewis Milestone
55. A noviça rebelde, (1965) Robert Wise
56. MASH, (1970) Robert Altman
57. O terceiro homem, (1949) Carol Reed
58. Fantasia, (1940) Joe Grant, Dick Huemer
59. Juventude transviada, (1955) Nicholas Ray
60. Caçadores da Arca Perdida, (1981) Steven Spielberg
61. Um corpo que cai, (1958) Alfred Hitchcock
62. Tootsie, (1982) Sydney Pollack
63. No tempo das diligencias, (1939) John Ford
64. Contatos imediatos do terceiro grau (1977) Steven Spielberg
65. O silêncio dos inocentes, (1991) Jonathan Demme
66. Rede de Intrigas, (1976) Sidney Lumet
67. Sob o domínio do mal, (1962) John Frankenheimer
68. Simfonia em Paris, (1951) Vincente Minnelli
69. Os brutos tambem amam, (1953) George Stevens
70. Operação França, (1971) William Friedkin
71. Forrest Gump, (1994) Robert Zemeckis
72. Ben-Hur, (1959) William Wyler
73. O morro dos ventos uivantes, (1939) William Wyler
74. Em busca do ouro, (1925) Charlie Chaplin
75. Dança com lobos , (1990) Kevin Costner
76. Luzes da cidade, (1931) Charlie Chaplin
77. Loucuras de verão, (1973) George Lucas
78. Rocky, (1976) John Avildsen
79. O franco atirador, (1978) Michael Cimino
80. Meu ódio sera sua herança, (1969) Sam Peckinpah
81. Tempos modernos, (1936) Charlie Chaplin
82. Duelo de gigantes, (1956) George Stevens
83. Platoon, (1986) Oliver Stone
84. Fargo, (1996) Joel Coen
85.O diabo a quatro, (1933) Leo McCarey
86.O grande motim, (1935) Frank Lloyd
87. Frankenstein, (1931) James Whale
88. Easy Rider - Sem destino, (1969) Dennis Hopper
89. Patton - Rebelde ou herói, (1970) Franklin Schaffner
90. O cantor de jazz, (1927) Alan Crosland
91. Minha bela dama, (1964) George Cukor
92. Um lugar ao sol, (1951) George Stevens
93. Se meu meu apartamento falasse, (1960) Billy Wilder
94. Os bons companheiros, (1990) Martin Scorsese
95. Pulp Fiction, (1994) Quentin Tarantino
96. Rastros de ódio, (1956) John Ford
97. Levada da breca, (1938) Howard Hawks
98. Os imperdoaveis, (1992) Clint Eastwood
99. Adivinhe quem vem para o jantar, (1967) Stanley Kramer
100. A canção da vitória, (1942) Michael Curtiz




OS MELHORES FILMES BRASILEIROS SEGUNDO SITE DA REVISTA PAISÁ

20 melhores filmes brasileiros - Revista Paisà


1 - Terra em Transe, de Glauber Rocha
2 - Deus e O Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha
3 - São Paulo S/A, de Luís Sérgio Person
4 - Todas As Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira
5 - A Hora e A Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos
6 - Alma Corsária, de Carlos Reichenbach
7 - O Dragão da Maldade Contra O Santo Guerreiro, de Glauber Rocha
8 - O Grande Momento, de Roberto Santos
9 - Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos
10 - Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos
11 - O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla
12 - Dois Córregos, de Carlos Reichenbach
13 - O Céu de Suely, de Karim Aïnouz
14 - Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade
15 - Bar Esperança, de Hugo Carvana
16 - A Ostra e O Vento, de Walter Lima Jr.
17 - Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri
18 - Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto
19 - Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias
20 - Tudo Bem, de Arnaldo Jabor

(Muitos outros sites apontam os mesmos filmes - é só pesquisar no google)