segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Postando sugestões/ Profª Vânia Sene/SEMEC

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Nível Pré-silabíco

Entendemos que o Tempo Integral deve ser qualificado com o desenvolvimento de procedimentos metodológicos diversificados atendendo os vários ritmos e tempos de aprendizagem.
Sendo assim, segue algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos que ainda não se apropriarem da leitura e escrita e encontram-se no nível pré-silábico de alfabetização.

Atividade:
Alfabeto através da música ABC do amor.

Desenvolvimento:

1-cantar com as crianças a música de Bia Bedran,ABC do Amor. É importante que a criança cante a música vários dias até que memorize pelo menos parte da música.
2-Escrever a letra da música em cartaz afixado na sala de aula.
3-Fazer com que as crianças percebam que a música cantada está escrita no cartaz.
4-Depois que as crianças compreenderam a relação da música cantada com a escrita da mesma no cartaz, o professor vai combinar que agora vão cantar assim: O professor apresenta a letra A escrita em uma ficha: A letra e as crianças completam o verso: alegria e amizade.E assim por diante.


Abc Do Amor
Bia Bedran

A letra a alegria e amizade
A letra b brincadeira e bondade
A letra c carinhosa e caridade
A letra d desejar dignidade
A letra e emoção e eternidade
A letra f feita de felicidade
A letra g grande é a generosidade
A letra h harmonia e humildade
A letra i implantar a igualdade
A letra j junto o l liberdade

A letra m com mais musicalidade
A letra n nossa grande novidade
A letra o olha a originalidade
A letra p pra ter personalidade
A letra q nós queremos qualidade
A letra r na rua, no rio da realidade
A letra s sempre com serenidade
A letra t tendo a vida tão florida
A letra u união pra toda vida
A letra v viva a vida de verdade
A letra x xô pra lá tristeza e dor
A letra z zelo pelo meu amor.

A atividade deverá ser trabalhada durante alguns dias,devendo,o professor ,fazer variações,tais como,o alfabeto afixado no mural , a medida que vão cantando a música as crianças vão retirando as letras;a medida que vão cantando as crianças vão afixando as letras no mural.

 Outra música interessante é :O Alfabeto ,Carrossel da fantasia


Alfabeto
Carrossel da Fantasia

O que é que começa com a-
Abacate e avião
O que é que começa com b-
Brincadeira e beliscão
O que é que começa com c-
Carochinha e camião
O que é que começa com d-
Dado dedo e decisão
O que é que começa com e-
Elefante e empurrao
O que é que começa com f-
Faca foca e feijão
O que é que começa com g-
Gato garfo e gratidão
O que é que começa com h-
Harmonia e habitação
Refrão:
A e i o uuuuuuu
Ba be bi bo uuuuuu
Ca ce ci co uuuuu
Da de di do uuuuuuu (2x)
O que é que começa com i-
Ivo indio e injeção
O que é que começa com j-
Jacare jarra e joão
O que e que começa com l-
Lagaetixa e limao
O que é que começa com m-
Marmelada mae e mao
O que é que começa com n-



Narizinhao e narigao
O que é que começa com o-
Olho onze e oraçao
O que é que começa com p-
Pinto porta pai e pao
O que é que começa com q-
Quarta quinta sexta não
Refrão:
A e i o uuuuuuu
Ba be bi bo uuuuuu
Ca ce ci co uuuuu
Da de di do uuuuuuu (2x)O que é que começa com r-
Rabanada e requeijão
O que é que começa com s-
Sapo sopa e saltitao
O que é que começa com t-
Truta trigre e tubarão
O que é que começa com u-
Uva urso e uniao
O que é que começa com v-
Vaca vela e verão
O que é que começa com x-
Xadrez xícara e xixuao
O que é que começa com z-
Zero zumbido e zangão
Eu acho que já sabe ler quem cantar esta canção

Disponível no youtube- www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao


Hora da chamada

Material necessário :Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.

Desenvolvimento

1ª ETAPA
Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.

2ª ETAPA
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".

3ª ETAPA
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.

4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de que é essa letra?" ou "A letra está do ‘lado’ correto?" Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.

5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.

Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso.

DADO DO ALFABETO

1-CONTRUIR O DADO COM O MOlDE DO CUBO,PREENCHER COM PAPEL OU OUTRO MATERIAL PARA QUE O CUBO FIQUE FIRME.COLAR E PASSAR DUREX COLORIDO.
2-COMO SÃO 26 LETRAS, SERÃO NECESSÁRIOS 5 DADOS,SENDO QUE 1 TERÁ SOMENTE 2 LETRAS,REPITA AS LETRAS NAS OUTRAS 4 FACES DO DADO.
3-FAZER A FICHA COM O 1° NOME DO ALUNO(A):
Como jogar:
Formar uma roda com as crianças.
Colocar as fichas com nomes em lugar que fique visível para todos as crianças.
A criança joga o dado e de acordo com a letra que sair ela deverá pegar uma ficha cujo nome começa com a mesma letra.
Variação:
Colocar gravuras para que criança pegue de acordo com a letra que sair no dado.
EXEMPLO DE GRAVURAS
AS GRAVURAS PODEM SER COLADAS NOS CUBOS , A CRIANÇA JOGA O DADO DE GRAVURA E PEGA A LETRA CORRESPONDENTE NO ALFABETO MÓVEL
Faça o molde em cartolina com 10 cm de comprimento cada face do cubo.

Pescaria do Alfabeto

1-Ampliar e reproduzir 26 cópias do peixinho , colar no verso de cada um uma letra do alfabeto

2. Fixe um clips em cada PEIXINHO

3. Coloque os peixinhos em uma caixa de papelão com serragem ou areia.

7. Amarre a ponta de um fio ou cordão numa varinha, na outra ponta do fio prenda um imã.

8. Depois é só deixar as crianças se divertirem.

Jogando:
1- cada criança tem a oportunidade de pescar uma letrinha, ela deverá dizer uma palavra que inicie com esta letra.
2- dependendo do nível que as crianças se encontram coloque sílabas, palavras, continhas etc.

TRILHA DO ALFABETO

MATERIAL: Uma trilha para um grupo de 4 crianças; Peças para os participantes se locomoverem pela trilha; Cartelas com figuras de animais;Cartelas com os nomes das
animais.(Utilizar as cartelas de animais do jogo Envelopes mágicos)

OBJETIVOS: Identificar o nome de animais; Perceber que a quantidade de sílabas corresponde à quantidade de vezes que abrimos a boca para pronunciá-las; Perceber que nem todas as palavras têm a mesma quantidade de sílabas; Relacionar a quantidade de sílabas à quantidade de casas que terão que andar

REGRAS:
1) As cartelas com as figuras ficam viradas para baixo;
2) As cartelas com os nomes dos animais ficam viradas para cima;
3) Cada aluno na sua vez, vira uma cartela com a figura;
4) Procura o nome correto do animal que escolheu;
5) Então, anda a quantidade de casas que corresponde a quantidade de sílabas da palavra somente se acertar o nome do animal;
6) Se não acertar, passa a vez;
7) Quem falar a resposta para o jogador da vez, perde a jogada;
8) Ganha o jogo, quem chegar mais próximo à linha de chegada

VARIAÇÃO:
No pátio ou na quadra, trace um caminho e coloque as letras do alfabeto. Peça a cada aluno que passe pelo caminho:
usando um bonequinho confeccionado pelas próprias crianças elas deverão jogar o dado
pular o número de casas de acordo com a quantidade indicada no dado
na letra que parar seu boneco a criança deverá dizer uma palavra que comece com a letra
outra variação parando em determinada letra e dizer a que vem antes e depois
ENVELOPE MÁGICO
Este jogo contém: Envelopes contendo em cada um, a figura de um animal e as letras que formam o seu nome.
Regras do Jogo:
1- Os envelopes são colocados em uma mesa.
2- A professora chama um aluno de cada vez para escolher um envelope.
3- Depois que todos os alunos pegarem um envelope, este deverá ser aberto e o aluno deverá montar o nome do animal.
4- A medida que o aluno for terminando poderá pegar outro envelope.
Ganha quem conseguir montar mais nome

ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A escola tem procurado desenvolver uma prática pedagógica que leve em conta a natureza infantil planejando atividades que resgatem as brincadeiras, os jogos, poemas, advinhas, parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, etc.
O nosso propósito ao abordar o tema, consciência fonológica, mesmo que de forma resumida,é propor à escola que ao planejar tais atividades explorem recursos como a rima e a aliteração,desenvolvendo na criança a capacidade de perceber as semelhanças sonoras no início e no final das palavras já que as relações entre grafemas (escrita) e fonemas (sons), é uma habilidade necessária à aquisição do princípio alfabético.
As atividades propostas são adequadas tanto para crianças da educação infantil como para crianças do ensino fundamental que por diferentes fatores ainda não se apropriaram da leitura. Segundo Adam, pág. 23,
“As pesquisas revelam que uma consciência fonológica mal desenvolvida é a principal causa para um grande número de crianças que apresentam problemas para aprender a ler.”

“A consciência fonológica pode ser definida como uma habilidade de manipular a estrutura sonora das palavras desde a substituição de um determinado som até a segmentação deste em unidades menores.”
Ellis AW. 1995. p. 85-104.

“O processo de alfabetização implica em analisar as palavras em seus componentes (letras e formas) e utilizar, para a codificação e decodificação, regras de correspondência entre letras e sons.”

Capovilla AGS, Capovilla FC.1998;7(37):14-35.

Desta forma, podemos sintetizar que:
correspondências letra-som : (grafema/fonema)

Grafema:Termo geral que designa as letras, os sinais ou acentos (diacríticos,exemplo:Til,cedilha) e demais símbolos de um sistema de escrita.
Fonema: menor elemento sonoro capaz de estabelecer distinção de significado.
EX: pata ≠ bata ≠ mata ≠ nata...)
Fonte: www.graudez.com.br
As sub-halidades da consciência fonológica são:
• Rimas e aliterações;
• Consciência de palavras;
• Consciência silábica;
• Consciência fonêmica.

“A rima representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica” (NASCIMENTO, 2006)

A aliteração é a figura de linguagem que consiste na repetição de determinados elementos fônicos, ou seja, sons consonantais idênticos ou semelhantes.
EX: O rato roeu a roupa do rei da Rússia
• Consciência de palavras
Representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e organizá-las numa seqüência que tenha sentido.
OBS: Esta habilidade tem mais influência na produção de textos e não no processo inicial de aquisição da escrita.
• Consciência silábica:
É a capacidade de segmentar as palavras em sílabas.
A consciência silábica contribui para que a criança identifique as partes de que a palavra é formada e perceber que sílabas utilizadas numa palavra podem também ser utilizadas em outras, ou ainda que retirando ou acrescentando uma sílaba numa palavra esta terá outro significado.
Exemplos:
• Juntar sílabas para formar palavras (CHA + PÉU);
• Dividir palavras nas suas sílabas (CA - MI - SA);
• Retirar ou acrescentar sílabas a uma palavra formando uma nova palavra (SAPATO PATO);
• Inverter a ordem das sílabas (CA – MA / MA - CA).
• Consciência fonêmica:
É a capacidade de analisar os fonemas que compõem as palavras.
A criança vai adquirindo a consciência fonêmica durante o processo de aquisição da escrita, portanto não precede a aquisição da escrita e é a última habilidade a ser adquirida.
O objetivo das atividades aqui propostas é de trabalhar a consciência fonológica para a apropriação da escrita e da leitura, portanto, as sugestões que - se seguem são referentes às sub-habilidades denominadas
RIMAS E ALITERAÇÕES; CONSCIÊNCIA SILÁBICA.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA OU FORMAÇÃO FONOLÓGICA COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

ABECEDÁRIO DO ANDRÉ

1)Leitura do abecedário ;

2) Elaboração de um abecedário com os nomes da turma ,escrever em fichas (como no modelo) afixar na parede ou mural,depois
de fazer a leitura durante alguns dias com a turma, a professora
recorta as fichas separando o nome do resto da ficha;
Exemplo:

Um aluno(a) pega a 1ª. Ficha e outro(a) colega deve completar a frase com a ficha correspondente(Espera-se que a criança identifique a ficha que completa pela observação da rima)

3) Os alunos escolhem um nome com a rima,em seguida faz a cópia no caderno,ilustra e circula a sílaba que rima.
4) De acordo com o desenvolvimento da atividade o professor propõe outras atividades.

2) Fazer um cartaz com o poema de Vinicius de Moraes.
O elefantinho

Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?

— Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!

• Antes de explorar as rimas do poema, o professor deve ler o mesmo com ritmo e entonação poética ,explorando o gênero textual perguntando para os alunos por que o professor leu o texto daquela maneira (poética), levando-os a identificar que se trata de um poema.

• Outro aspecto que pode ser explorado é que situação no poema pode ser considerada engraçada e por quê?
(Os alunos devem perceber o humor em: Um elefante com medo de um passarinho?)

• Em seguida, oralmente, levar os alunos a identificar os pares de rima do poema, copiando-os lado a lado.
Ex. Elefantinho-caminho
Desconsolado-coitado
Bichinho-espinho
Coitado-danado
Espinho-passarinho
Estas são algumas possibilidades, o professor deve considerar os pares percebidos pelos alunos mesmo que não esteja nesta seqüência.
• Pedir que copiem e ilustrem a frase que o elefante diz que está com medo do elefantinho ( Chamar a atenção dos alunos para o travessão)
• Sugerir que os alunos (voluntariamente) decorem o poema em casa e recitem-no em sala de aula.

ATIVIDADE RETIRADA DO LIVRO:CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS PEQUENAS,PÁG.50.( ALGUMAS PARTES FORAM MODIFICADAS)

Objetivo:Evocar o entendimento de que praticamente qualquer palavra pode ser rimada e não apenas aquelas que aparecem nos poemas.

Materiais necessários: Gravuras variadas.
ARANHA

Possibilidades: Chulé-olé-Tereré... Montanha-lasanha, tatanha...

Observação: As crianças poderão inventar palavras que não existem. Não tem problema, pois o propósito de exercitar rima é que prestem atenção aos sons da fala.

CHINELO
Amarelo - Castelo-martelo

Outros poemas para serem trabalhados

Jogo da Rima dos Bichos
Nesse jogo o objetivo é fazer com que a criança ao ler a Rima dos Bichos
identifique as figuras de cada trecho e coloque as figuras em cima dos
mesmos.

Rima dos Bichos

Vamos brincar com a rima
Pra ver em que bicho vai dar.E a rima vai ser com bichos
Vamos começar a rimar...
É rato que rima com gato
Leão que rima com cão
É foca que rima com porca
E a rima não para não...
Javali vai rimar com jabuti
Rinoceronte talvez com elefante
Tatu rimou com canguru
E a rima segue adiante...
É ema que rima com hiena
Qual animal vai rimar com bode?
Vamos rimar esquilo com grilo
E quem não rimar que se sacode...
Cavalo rima com galo
Gambá, com tamanduá vai rimar
Paca vai rimar com vaca
Alguém ta a fim de parar?
Abelha rimou com ovelha
A brincadeira foi muito boa
Rimar foi bem engraçado.


AUTOR: JAIRO D. ÁVILA

Vamos brincar com a rima
Pra ver em que bicho
vai dar
E a rima vai ser com
bichos
Vamos começar a
rimar...


É rato que rima
com ........

Leão que rima
com ........

É foca que rima
com ........

E a rima não para
não... Javali vai rimar
com.......

Rinoceronte talvez
com......

Tatu rimou
Com.........

E a rima segue
adiante...
Cavalo rima
Com.......

Gambá, com .... vai
Rimar

Paca vai rimar
com .......

Alguém ta a fim de
parar? Abelha rimou
com .......

A brincadeira foi
muito boa
Rimar foi bem
engraçado.

Jogo da Rima.

O professor vai explicar aos alunos que irá ler o poema abaixo e eles terão de prestar muita atenção de forma a identificarem as palavras que rimam com 'levadinha'. Sempre que ouvem uma palavra que acham que rima, os alunos levantam o braço, dizendo RIMA!
O professor interrompe a leitura, repetindo a última palavra lida, de forma a verificarem, em conjunto, se rima com 'levadinha'. O jogo continua até que o professor termine a leitura do texto e que todas as palavras que rimam (com levadinha) tenham sido identificadas.

A Cachorrinha

Vinícius De Moraes

Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!
Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?
Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?

CONSCIÊNCIA DE SÍLABAS

OBJETIVOS:

• Levar a criança a tomar consciência da quantidade de sílabas na palavra
• Numerar a quantidade de sílabas de cada palavra.
• Perceber que existem palavras que podem ser separadas em mais e em menos sílabas e por isso são mais compridas ou mais curtas.
• Categorizar os vocábulos de acordo com o número de sílabas.
• Mostrar ao aluno que podemos inverter as sílabas nas palavras, formando novas palavras.


1)Música Folclórica – “O chapéu de 3 pontas”

O meu chapéu tem 3 pontas
Tem 3 pontas o meu chapéu
Se não tivesse as 3 pontas
Não seria o meu chapéu.

Sugestões de atividades a partir da música:

• Cantar a música
• Falar em monotom a música, separando as partes da palavra
• Bater palmas a cada parte das palavras da música ( utilize a música na forma falada)
• Dizer de quantas partes são formadas as palavras: PON – TAS = 2 / TI – VES – SE = 3 /
CHA – PÉU = 2 / MEU = 1
.
Adivinhar oralmente qual é a palavra.
a- Sou feito de palha ou de pano, sirvo para proteger a cabeça das pessoas, sou o ................(chapéu)

b- Sou feita de metal, sirvo para trancar e abrir as portas, sou a ...........( chave)

c- Sou feito de papel, sirvo para ler e posso ter figuras e escrita, sou o ............(livro)

d- Sou feito de madeira e grafite, sirvo para escrever e desenhar , sou o ................(lápis)


2) CAMALEÂO
Vânia Amarante

O sabichão
Do camaleão
Tem roupa
De montão
Camisinha
Amarelinha
Verde no roupão
Blusa pintadinha

Azul no jaquetão
Esse Camaleão!!!
Troca de roupa
Como troca de humor
Que coisa mais louca
É saber sua cor.

Retirar do texto, palavras, para formar novos vocábulos oralmente.
Assim:
PALAVRA – SÍLABA = NOVA PALAVRA. Ex: [SABICHÃO] – [SA]= BICHÃO; [VERDE] – [DE] = VER;

[PINTADINHA] – [DINHA] = PINTA; [AMARELINHA] – [A] – [RE] = MALINHA

3)Álbum ilustrado – Pedir às crianças que procurem em revistas, figuras de coisas que comecem com determinada letra e colar na página correspondente.
Exemplo:

4)Trabalhando com o Nome das crianças: Dizer que os alunos vão “cantar” o nome de cada aluno da sala e em cada pedacinho do nome vão bater palmas e dizer o número de vezes que bateu palmas registrando esse número em um cartaz afixado na parede ou mural...
...

O professor pede que os alunos separem pelo número de sílabas os
nomes dos colegas .
Em seguida pedir que as crianças observem se tem letras que se repetem no nome dos colegas.(Colorir as que repetem)
EX:
A-LI-CE

HE-LO-I-SA

Esta atividade deverá ser feita em dupla.



5)O QUE É,OQUE È?

É pata ou é tapa?
É topa ou é pato?
É lobo ou é bolo?
Á capa ou é paca?
Sabe o que é?
É a pata que topa com o pato, que dá um tapa no lobo, que joga o bolo na capa.

Inverter as sílabas das palavras sublinhadas do jogo O QUE É, O QUE É?
Oralmente, assim:

PALAVRA INVERTER NOVA PALAVRA

PATA TA-PA TAPA
TOPA PA-TO PATO
LOBO BO-LO BOLO
CAPA PA-CA PACA
TAPA PA-TA PATA
PATO TO-PA TOPA
BOLO LO-BO LOBO


Esta atividade envolve transposição silábica, o que geralmente tem-se mostrado difícil para a criança.
Sugerimos que o professor exemplifique o quanto for necessário.

[6)Manipulação de formas geométricas representando os sons das palavras:
Escrever sílabas de palavras em formas geométricas, escrevendo as mesmas sílabas em formas geométricas semelhantes.

O PATO

Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade

LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.

O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA
.
O (a) professor (a), inicialmente explora o poema, caso tenha o CD, coloque para as crianças ouvirem. Depois propõe que as crianças cantem em vários ritmos (rápido, lento, sussurrando, etc.)

O (a) professor (a) escreve a letra do poema em um cartaz e cantarolando juntamente com as crianças, à medida que fala uma palavra a criança deverá pegar a ficha correspondente e preencher a lacuna no poema.

LÁ VEM O __________
PATA AQUI, _______ ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.


O PATO ________

PINTOU O ________
SURROU A GALINHA

BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO

LEVOU UM COICE
CRIOU UM ________
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A ______
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA _______

Com as figuras acima monte um quebra cabeça, assim

9)Roda das sílabas

Os alunos formam um círculo (em pé ou sentados); uma criança é selecionada para ficar no centro da roda, com uma bola. A criança escolhida sílaba fala uma sílaba (ex. sa-) e atira a bola; o colega que a recebe acrescenta uma sílaba, formando uma palavra (-po; sapo).
A criança que recebeu a bola vai para o centro da roda e o jogo continua com a criança que fala a mesma sílaba ,atira a bola e a criança que pega a bola deverá completar com uma palavra que começa com sa ,diferente da 1ª.
Ex: Salada -Sapo - Sapato- sacola –Sara-sala- salame
E assim por diante...

Finalizando...

Estudos recentes têm apresentado o termo de “consciência fonológica” como um dos principais pré-requisitos para a aprendizagem da leitura.
O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de instigar o professor e especialistas a buscar conhecimento sobre o assunto para fundamentar a prática pedagógica no processo de alfabetização. Para tal, segue abaixo referências bibliográficas que poderão ser consultadas e que serviram de consulta para a realização deste trabalho.

Vania M. de Sene
Assessora Pedagógica-Ensino Fundamental


Referências Bibliográficas:

Adams, M., Foorman, B., Lundberg, I., & Beeler, T. (2006). Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed [Adaptação à Língua Portuguesa por R. Lamprecht & A. Costa .


CAPOVILLA, A & col. Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da
Alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional, Volume 8 Número 2, 2004.

http://www.helomartins.com.br/temas/consciencia-fonologica.html

http://www.juterapeutaocupacional.com/pdf/rima.pdf

http://coordenacaopedagogicasjb.blogspot.com/2009/05/jogo-das-rimas.html

http://www.crda.com.br/tccdoc/20.pdf

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