sábado, 9 de fevereiro de 2013

De volta! Vamos em frente! Mais um Ano Letivo!

Estou sugerindo uma visitinha à Curriculo Sem Fronteiras.
Reflexões importantes para um início de Ano Letivo...


Revista Currículo sem Fronteiras é classificada como "A2" na avaliação QUALIS-CAPES do Brasil.


Contestação, conflito e contradição fazem parte da vida real e, por conseqüência, da educação. É muito ingênuo pensar que a vida pode ser vivida sem luta ou que a educação pode ser um espaço sem tensões ou conflitos. A Revista Currículo sem Fronteiras entende claramente este princípio epistemológico básico da pedagogia crítica e da ação social transformadora e busca, na melhor tradição freiriana, estabelecer um diálogo sério sobre política e educação como ativismo social.
Carlos Alberto Torres
A Revista Currículo sem Fronteiras é um contributo original e valioso para a tradição crítica educativa. Desafia-nos ao questionamento sobre as relações entre o capitalismo e a pedagogia e revela-se sobretudo instrutiva para todos aqueles que como nós lutam contra uma miríade de formas de exploração e opressão que resultam dessas relações. Sobretudo no momento histórico actual, necessitamos de revistas como a Currículo sem Fronteiras, cujas discussões e análises abarcam regiões, países e continentes e aproximam-nos numa visão colectiva de libertação que é ao mesmo tempo crítica e plena de esperança.
Peter McLaren

Em tempos difíceis como estes, teorias e práticas educacionais críticas são cada vez mais necessárias. Currículo sem Fronteiras chega num momento oportuno.
Michael Apple
Currículo sem Fronteiras certamente propiciará o avanço do conhecimento no campo da educação, bem como a adoção de estratégias e práticas voltadas para a construção de escolas e sociedades mais justas e mais democráticas.
Antônio Flávio Moreira




Reler, rever alguns conceitos sobre Pedagogia da Autonomia - Os saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire

• Ensinar é uma especificidade humana;

• Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade;

• Ensinar exige comprometimento;

• Ensinar exige compreender que a educação é uma formar de intervenção no mundo;

• Ensinar exige liberdade e autoridade;

• Ensinar exige tomada consciente de decisões;

• Ensinar exige saber escutar;

• Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica;

• Ensinar exige disponibilidade para o diálogo;

• Ensinar exige querer bem aos educandos.






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