quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brincando e aprendendo - Escola Tempo Integral

Geometria e Fisica. Ensinar e Aprender com a criançada  fazendo e empinando pipas( papagaios, peixinho...são tantas as denominaçoes!) Calcular ângulos, metragens de linha, tamanho de varetas, cortar folhas de papel de seda em  formas geométricas precisas...experimentar e avaliar a corrente do vento( pra esse lado sim e pra esse não...por quê? E a altura?) velocidadade do vento ( o vento tá bom? Por quê?) E linha muito fina, grossa...Qual é a melhor? Por quê? 
É possível fazer isso? É possivel aprender e apreender conceitos de geometria e física assim? Brincar é preciso...decorar conceitos vazios de significados na solidão de uma sala de aula não!
Precisamos aprender a brincar e aprender a ser autonomos e livres Descobrir que  pra ensinar e  aprender como queremos, como almejamos,  precisamos ser livres e democráticos.
As brincadeiras da criançada nos ensina isso. Mostra-nos o caminho para ensiná-las com propriedade! Para isso precisa-se de salas de aula menos cheias e professores(as) livres e autônomas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário